Ao trabalhar com as revistas LEGO ZOOM você encontrará, no manual do professor, sugestões de planejamento das atividades que estão integradas, interligando o conhecimento, promovendo o desenvolvimento por competências.
Ao ler as histórias, as situações problemas e os desafios das construções, os alunos sentem-se motivados e, é essa motivação que mobiliza os conhecimentos que já possuem (prévios) levando-os em busca de novos conhecimentos.
Lembramos que as competências se desenvolvem sempre em “situações presentes em um contexto” a isso chamamos de “APRENDER FAZENDO, O QUE NÃO SE SABE FAZER” segundo Philippe Meirieu (1998).
Pensando assim o aluno terá um espaço ativo (orgânico) de aprendizagens, além da socialização que ocorre naturalmente na construção do conhecimento de forma afetiva, interativa e prazerosa. Segundo Perrenoud, “A competência para cooperar, que supõe a competência para comunicar, também é construída em função da experiência e de uma prática reflexiva”. Competências são esquemas mentais de caráter cognitivo, sócio-afetivo ou psicomotor, que, mobilizadas e associadas (a “saberes teóricos” (+) experiências), geram um saber fazer. Elas estão ligadas a um saber que construímos internamente.
Sabemos que a meta da educação básica é promover o desenvolvimento pessoal do aluno, tornando-o capaz de tomar decisões ao longo de sua vida e de intervir socialmente, o que o tornará sujeito crítico, capaz de solucionar problemas e tomar decisões, a isso, nomeamos desenvolvimento de aprendizagem por competências. O ser humano aprende a enfrentar desafios através da mobilização de competências frente a problemas significativos para ele. Logo, terão significado os problemas referentes ao seu contexto.
Cada aluno é único, com histórias e “repertório” diversificados (saberes e competências acumuladas pela escolaridade e pelo que a vida lhe ensinou). O conteúdo da revista LEGO ZOOM procura ampliar este repertório, esta rede de conhecimentos que o aluno possui e o leva a mobilizá-los a serviço do seu próprio desenvolvimento.
Por isso, trazer situações significativas, que tenham relações com a vida para o aluno, é contextualizar. É diferente, portanto, de apenas “dar, ou citar exemplos”.
Mas a contextualização, além de ser efetivada pedagogicamente, ou seja, a partir do que tem significado para o aluno, também se realiza numa rede de conhecimentos: conceitos e conhecimentos de determinada disciplina são contextualizados no tempo, no espaço e no próprio universo do conhecimento. É a interdisciplinaridade sendo aplicada.
Uma das metodologias mais pertinentes ao desenvolvimento por competências é a das situações problemas. Nesse sentido a LEGO ZOOM apresenta vários dilemas, para cada faixa etária do fundamental I, possibilitando a expansão e construção de novos saberes.
Além de propiciar, que tal concepção se dê no coletivo, proporcionam a reflexão e o incentivo às práticas de valores, como o respeito às diferenças e a solidariedade. O processo de avaliação contínua é inerente a tal metodologia, promovendo uma análise diferenciada e a auto-avaliação.
Portanto, a LEGO ZOOM busca construir a autonomia intelectual do aluno, para tomada de decisões que é mais do que resolver problemas, pois implica na utilização de raciocínio lógico e de valores, como decidir pelo que é mais justo para ele e para a sociedade.
A multiplicidade de alternativas frente à tomada de decisões está intrinsecamente ligada à ampliação do repertório do aluno, que se dá pela construção de competências.
Esperamos que o aluno, através da mudança efetivada pela aprendizagem por competências, além de compreender melhor o mundo, saibam fazer críticas e contribuam para a mudança social, onde a inclusão e a solidariedade sejam metas renovadas.
A LEGO ZOOM é uma alternativa de desenvolvimento por competências, já que está implicada em uma proposta metodológica de aprender construindo. As atividades são cuidadosamente elaboradas a partir das habilidades que:-
-Envolvem o conhecimento tecnológico e sua operacionalização.
-Possibilitam a analisar criticamente um acontecimento.
-Estimulam o aluno a levantar hipóteses, a formular perguntas.
-Levam o aluno a gerar múltiplas hipóteses.
-Desenvolve no aluno a habilidade de explorar conseqüências para acontecimentos que poderão ocorrer.
-Permitem o desenvolvimento de habilidades comportamentais para se trabalhar em equipe.
-Desenvolve a visão sistêmica, o raciocínio lógico, a capacidade de dedução a partir da análise de fatos.
-Identifica o cenário real e desenvolvem a capacidade de prospecção de novos cenários, eventos.
-Desenvolvem a competência comunicativa; a compreensão leitora; a capacidade de escrever e expressar-se oralmente com clareza.
-Reconhecem e identificam conceitos de diferentes áreas do conhecimento.
-Reconhecem a importância do trabalho em equipe.
-Compartilham idéias e experiências socializando-se naturalmente.
-Estabelecem a relação causa-consequência entre eventos.
-Identificam informações explicita sobre a sequência de eventos ou ações.
E outras...
Concluindo, consideramos o ato de permitir, com que o aluno construa efetivamente seu conhecimento, possibilite o “ato de gestar” novos saberes pelo “fazer”, o que constitui a chamada Educação Emancipatória. Assim sendo, concordo com Meirieu (2002) quando diz que só em reconhecendo a nossa impotência educativa é que encontraremos o verdadeiro poder pedagógico: o de autorizar o outro a assumir seu próprio lugar “fazer-se a si mesmo”, e nesse sentido a LEGO ZOOM propõe uma pedagogia dinâmica e libertadora, através de uma prática reflexiva e emancipatória.
Referências bibliográficas:
PERRENOUD, Phillippe & Thurler, MG. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed, 2002. Cap.4: O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas- Thurler,Mônica Gathe.
MEIRIEU, Philippe- “A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer”: A Coragem de Começar- tradução Fátima Murad-Porto Alegre- Editora Artmed – 2002-Conclusão- A aventura continua.
________, Aprender... sim, mas como? 7ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Bibliografia consultada:
PERRENOUD, Philippe – Ensinar:agir na urgência, decidir na incerteza- Saberes e competências em uma profissão complexa- tradução Cláudia Schilling- 2ª. ed. -Porto Alegre-Artmed-2001
Ao ler as histórias, as situações problemas e os desafios das construções, os alunos sentem-se motivados e, é essa motivação que mobiliza os conhecimentos que já possuem (prévios) levando-os em busca de novos conhecimentos.
Lembramos que as competências se desenvolvem sempre em “situações presentes em um contexto” a isso chamamos de “APRENDER FAZENDO, O QUE NÃO SE SABE FAZER” segundo Philippe Meirieu (1998).
Pensando assim o aluno terá um espaço ativo (orgânico) de aprendizagens, além da socialização que ocorre naturalmente na construção do conhecimento de forma afetiva, interativa e prazerosa. Segundo Perrenoud, “A competência para cooperar, que supõe a competência para comunicar, também é construída em função da experiência e de uma prática reflexiva”. Competências são esquemas mentais de caráter cognitivo, sócio-afetivo ou psicomotor, que, mobilizadas e associadas (a “saberes teóricos” (+) experiências), geram um saber fazer. Elas estão ligadas a um saber que construímos internamente.
Sabemos que a meta da educação básica é promover o desenvolvimento pessoal do aluno, tornando-o capaz de tomar decisões ao longo de sua vida e de intervir socialmente, o que o tornará sujeito crítico, capaz de solucionar problemas e tomar decisões, a isso, nomeamos desenvolvimento de aprendizagem por competências. O ser humano aprende a enfrentar desafios através da mobilização de competências frente a problemas significativos para ele. Logo, terão significado os problemas referentes ao seu contexto.
Cada aluno é único, com histórias e “repertório” diversificados (saberes e competências acumuladas pela escolaridade e pelo que a vida lhe ensinou). O conteúdo da revista LEGO ZOOM procura ampliar este repertório, esta rede de conhecimentos que o aluno possui e o leva a mobilizá-los a serviço do seu próprio desenvolvimento.
Por isso, trazer situações significativas, que tenham relações com a vida para o aluno, é contextualizar. É diferente, portanto, de apenas “dar, ou citar exemplos”.
Mas a contextualização, além de ser efetivada pedagogicamente, ou seja, a partir do que tem significado para o aluno, também se realiza numa rede de conhecimentos: conceitos e conhecimentos de determinada disciplina são contextualizados no tempo, no espaço e no próprio universo do conhecimento. É a interdisciplinaridade sendo aplicada.
Uma das metodologias mais pertinentes ao desenvolvimento por competências é a das situações problemas. Nesse sentido a LEGO ZOOM apresenta vários dilemas, para cada faixa etária do fundamental I, possibilitando a expansão e construção de novos saberes.
Além de propiciar, que tal concepção se dê no coletivo, proporcionam a reflexão e o incentivo às práticas de valores, como o respeito às diferenças e a solidariedade. O processo de avaliação contínua é inerente a tal metodologia, promovendo uma análise diferenciada e a auto-avaliação.
Portanto, a LEGO ZOOM busca construir a autonomia intelectual do aluno, para tomada de decisões que é mais do que resolver problemas, pois implica na utilização de raciocínio lógico e de valores, como decidir pelo que é mais justo para ele e para a sociedade.
A multiplicidade de alternativas frente à tomada de decisões está intrinsecamente ligada à ampliação do repertório do aluno, que se dá pela construção de competências.
Esperamos que o aluno, através da mudança efetivada pela aprendizagem por competências, além de compreender melhor o mundo, saibam fazer críticas e contribuam para a mudança social, onde a inclusão e a solidariedade sejam metas renovadas.
A LEGO ZOOM é uma alternativa de desenvolvimento por competências, já que está implicada em uma proposta metodológica de aprender construindo. As atividades são cuidadosamente elaboradas a partir das habilidades que:-
-Envolvem o conhecimento tecnológico e sua operacionalização.
-Possibilitam a analisar criticamente um acontecimento.
-Estimulam o aluno a levantar hipóteses, a formular perguntas.
-Levam o aluno a gerar múltiplas hipóteses.
-Desenvolve no aluno a habilidade de explorar conseqüências para acontecimentos que poderão ocorrer.
-Permitem o desenvolvimento de habilidades comportamentais para se trabalhar em equipe.
-Desenvolve a visão sistêmica, o raciocínio lógico, a capacidade de dedução a partir da análise de fatos.
-Identifica o cenário real e desenvolvem a capacidade de prospecção de novos cenários, eventos.
-Desenvolvem a competência comunicativa; a compreensão leitora; a capacidade de escrever e expressar-se oralmente com clareza.
-Reconhecem e identificam conceitos de diferentes áreas do conhecimento.
-Reconhecem a importância do trabalho em equipe.
-Compartilham idéias e experiências socializando-se naturalmente.
-Estabelecem a relação causa-consequência entre eventos.
-Identificam informações explicita sobre a sequência de eventos ou ações.
E outras...
Concluindo, consideramos o ato de permitir, com que o aluno construa efetivamente seu conhecimento, possibilite o “ato de gestar” novos saberes pelo “fazer”, o que constitui a chamada Educação Emancipatória. Assim sendo, concordo com Meirieu (2002) quando diz que só em reconhecendo a nossa impotência educativa é que encontraremos o verdadeiro poder pedagógico: o de autorizar o outro a assumir seu próprio lugar “fazer-se a si mesmo”, e nesse sentido a LEGO ZOOM propõe uma pedagogia dinâmica e libertadora, através de uma prática reflexiva e emancipatória.
Referências bibliográficas:
PERRENOUD, Phillippe & Thurler, MG. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed, 2002. Cap.4: O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas- Thurler,Mônica Gathe.
MEIRIEU, Philippe- “A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer”: A Coragem de Começar- tradução Fátima Murad-Porto Alegre- Editora Artmed – 2002-Conclusão- A aventura continua.
________, Aprender... sim, mas como? 7ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Bibliografia consultada:
PERRENOUD, Philippe – Ensinar:agir na urgência, decidir na incerteza- Saberes e competências em uma profissão complexa- tradução Cláudia Schilling- 2ª. ed. -Porto Alegre-Artmed-2001
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