O tema do Congresso: CRISE DE VALORES OU VALORES EM CRISE trouxe a participação de diversos palestrantes das Universidades Públicas: USP, UNESP, UNICAMP, UFRGS, UEL, UFMS, UFES; diversas Universidades Estrangeiras e Universidades Privadas. Vários assuntos e pesquisas sobre Ética e Educação Moral, foram apresentados nesse congresso: desde a teoria do Juízo Moral da Criança em Piaget, que é maravilhosa, até as “Comunidades Justas” pelo grande Lawrence Kohlberg :- A Moral Judgement Interview, o interessante é que Piaget falava em Juízo Moral e Kohlberg falava sobre o raciocínio moral, daí a trabalhar muito com os dilemas, tipo "case" e dos valores que aparecem em conflitos ao longo desses dilemas: vida/lei; moralidade/consciência/castigo e contrato/autoridade.
Nesta foto a Prof.ª Leny Pimenta ao lado do Prof. Dr. Pedro Goergen: possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Imaculada Conceição (1968) e doutorado em Filosofia - Ludwig Maximilians Universität München (1975). Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, universidade, ética, formação de professores e pós-modernidade. No livro, Ética e Educação ele busca argumentar que “a principal tarefa da escola não consiste na imposição de valores e formas de conduta, mas no fomento em crianças e jovens de uma atitude reflexiva a respeito dos grandes temas ético-morais da contemporaneidade, tendo como perspectiva tanto as exigências individuais quanto as carências e urgências sociais”.
Nessa foto a Prof.ª Leny Pimenta, Dra. Maria S. Stefano Menin (UNESP - P.Prudente), Dr. Lino de Macedo (USP-SP) e Prof.ª Ângela Bonequini (Lego Education-BR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário