domingo, 13 de maio de 2012

Semana Literária Monteiro Lobato


A Semana Literária Monteiro Lobato-2012, teve como tema inspirador o livro “Os doze trabalhos de Hércules” que consta da obra de Monteiro Lobato,  publicado em 1944, onde a Grécia é palco e cenário no desenrrolar das aventuras que acontecem em meio às constantes interferência dos personagens do Sítio,  Pedrinho, Visconde e Emília, sem os quais Hércules não conseguiria realizar  suas tarefas. Eles também resgatam a tia Nastácia do temido Minotauro, que acaba se rendendo aos seus dotes culinários, assim, ao invés de ser devorada ela é feita prisioneira no Labirinto de Creta com a incumbência de fazer bolinhos para a fera. E,  muito mais acontece nesta narrativa mitológica....

Percebe-se que Monteiro Lobato não se limitou somente a informar as crianças mas, acima de tudo, inovou na forma de fazer com que as crianças dialogassem com seu universo. Sem dúvida, ele uniu a tradição com fontes históricas, mitológicas e folclóricas à modernidade por meio de recursos estilísticos e discursivos.

Com a habilidade e maestria esse grande escritor, faz uma imersão dos personagens do Sítio à mitologia grega em “Os doze trabalhos de Hercules” por meio de uma linguagem apropriada para as crianças com uma riqueza de detalhes sobre os deuses, descritos, sem supressão e, de forma fiel  à mitologia grega, popularizando os mitos gregos. Assim, ele promove o resgate da tradição oral  e ao mesmo a modernização da literatura quando uni o antigo e o moderno.  Não faz uma reprodução do texto original, mas, realiza uma elaboração de um novo, instalando a autoria, amalgamando os elementos essenciais da narrativa mítica.

Monteiro Lobato, ao resgatar a tradição, faz a circulação dos bens culturais da humanidade. E , nesse sentido, nós do Colégio Monteiro Lobato instauramos novos gestos de leitura interligando ao tema às Olimpíadas, permitindo com que nossos alunos ocupem os lugares de autores e de leitores historicizando o dizer, atualizando a memória.

                                                                         Leny Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário